Centro de Formação Profissional
Como funciona
Constituído por uma equipa de coordenadores, técnicos e formadores internos com larga experiência na área da educação e formação profissional, tem por missão responder às principais necessidades de qualificação da população e das organizações.
O Centro de Formação Profissional da Consultua focaliza a sua ação na realização de:
- Diagnósticos de necessidades;
- Planificação da formação, organização, execução e avaliação de ações de formação;
- Conceção de ações e recursos técnico-pedagógicos para formação presencial e b-learning.

Cursos de Formação
Estamos certificados pela DGERT para o desenvolvimento de cursos de formação , centrando a sua atividade no desenvolvimento de:
- Formação certificada pela DRAPN, destinada a agricultores nas áreas de Produtos Fitofarmacêuticos e Agricultura Sustentada.
- Formação Certificada pela DGADR, destinada a técnicos agrícolas nas áreas de Produtos Fitofarmacêuticos e Agricultura Sustentada;
- Formação individual e coletiva de iniciação, atualização ou especialização;
- Formação com base em UFCD do Catálogo;
- Formação à Medida para empresas, mediante um diagnóstico de necessidades;
- Formação Homologada pelo IEFP – Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores;
- Formação Homologada pela ACT – Curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e atualização;
- Formação Homologada pelo ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil
- Cursos financiados pelos diversos programas operacionais (POCH, POISE, POCI) e Cheque – Formação
- Formação e-learning e b-learning – moodle.
Informática
Manual de Informática Base
Este manual tem como objetivo apoiar os formandos no desenvolvimento de competências básicas na área da informática, cativando a sua atenção e motivando o formando, no sentido de descobrir a importância da sua utilização, de rever, aplicar, consolidar e avaliar as competências adquiridas ao longo das sessões de formação. Por outro lado, pretende também sugerir pistas de trabalho para as equipas formativas. É nossa pretensão que este recurso possa contribuir para uma maior eficácia das aprendizagens na área da informática e consequentemente uma maior difusão na sua utilização.
CURSO DE INFORMÁTICA – DOS DADOS À INFORMAÇÃO – MANUAL FORMANDO | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso tem como destinatários formandos e formadores dos cursos de formação inicial em informática e adultos que pretendam aprofundar as suas competências ao nível das ferramentas básicas da informática, Sistemas Operativos, Word, Excel, PowerPoint e Internet. O Manual tem como principais objetivos apoiar os formandos no desenvolvimento de competências básicas na área da informática, cativando a sua atenção e motivando-os no sentido de descobrir a importância da sua utilização, de rever, aplicar, consolidar e avaliar as competências adquiridas ao longo das sessões de formação. Pretende ainda facilitar o estudo individualizado, permitindo a autoavaliação das aprendizagens e contribuindo para uma maior eficácia da aprendizagem; apresentar, de forma estruturada, alguns instrumentos de trabalho, sob uma abordagem prática do Curso, contribuindo para uma maior eficiência da execução e a uma maior eficácia no alcance dos objetivos de aprendizagem.
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CURSO DE INFORMÁTICA – DOS DADOS À INFORMAÇÃO – MANUAL FORMADOR | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso tem como destinatários formandos e formadores dos cursos de formação inicial em informática e adultos que pretendam aprofundar as suas competências ao nível das ferramentas básicas da informática, Sistemas Operativos, Word, Excel, PowerPoint e Internet. O Manual tem como principais objetivos apoiar os formandos no desenvolvimento de competências básicas na área da informática, cativando a sua atenção e motivando-os no sentido de descobrir a importância da sua utilização, de rever, aplicar, consolidar e avaliar as competências adquiridas ao longo das sessões de formação. Pretende ainda facilitar o estudo individualizado, permitindo a autoavaliação das aprendizagens e contribuindo para uma maior eficácia da aprendizagem; apresentar, de forma estruturada, alguns instrumentos de trabalho, sob uma abordagem prática do Curso, contribuindo para uma maior eficiência da execução e a uma maior eficácia no alcance dos objetivos de aprendizagem. |
Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho (TSSHT)
Coleção de materiais para cursos TSSHT
Os manuais pedagógicos para os módulos de Avaliação de Riscos, Controle de Riscos Profissionais, Gestão da Prevenção e Psicossociologia do Trabalho, surgem integrados no âmbito do curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho e têm como objetivo auxiliar o formando no aprofundamento das suas aprendizagens, constituem um método adicional de que o formando dispõe para atingir o conhecimento, promovendo a interação entre os vários domínios do saber, contribuindo para uma maior eficácia das suas aprendizagens. Pretende também fornecer pistas de trabalho para as equipas formativas. Pretende-se que estes materiais possam contribuir para uma melhoria nos desempenhos dos profissionais no exercício da profissão de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho, auxiliando as empresas e contribuindo para a sua competitividade.
CONTROLE DE RISCOS – MANUAL DO FORMANDO | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso apresenta o módulo de Controle de Riscos, componente curricular do curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, nível V, e visa contribuir para aprofundar saberes científicos e técnicos, apresentando, de forma estruturada, alguns instrumentos de trabalho e facultando uma abordagem prática do módulo. | |
CONTROLE DE RISCOS – MANUAL DO FORMADOR | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso apresenta o módulo de Controle de Riscos, componente curricular do curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, nível V, e visa contribuir para aprofundar saberes científicos e técnicos, apresentando, de forma estruturada, alguns instrumentos de trabalho e facultando uma abordagem prática do módulo. | |
GESTÃO DA PREVENÇÃO – MANUAL DO FORMADOR | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso apresenta o módulo de Gestão da Prevenção, componente curricular do curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, nível V, e visa contribuir para aprofundar saberes científicos e técnicos, apresentando, de forma estruturada, alguns instrumentos de trabalho e facultando uma abordagem prática do módulo. | |
GESTÃO DA PREVENÇÃO – MANUAL DO FORMANDO | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso apresenta o módulo de Gestão da Prevenção, componente curricular do curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, nível V, e visa contribuir para aprofundar saberes científicos e técnicos, apresentando, de forma estruturada, alguns instrumentos de trabalho e facultando uma abordagem prática do módulo. | |
AVALIAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS – MANUAL DO FORMANDO | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso apresenta o módulo de Avaliação de Riscos Profissionais, componente curricular do curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, nível V, e visa contribuir para aprofundar saberes científicos e técnicos, apresentando, de forma estruturada, alguns instrumentos de trabalho e facultando uma abordagem prática do módulo. | |
PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO – MANUAL DO FORMADOR | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso apresenta o módulo de Psicossociologia do Trabalho, componente curricular do curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, nível V, e visa contribuir para aprofundar saberes científicos e técnicos, apresentando, de forma estruturada, alguns instrumentos de trabalho e facultando uma abordagem prática do módulo. |
Coleção de materiais para a Educação e Formação de Adultos (EFA)
Coleção de materiais para cursos EFA
Esta coleção visa a divulgação de um olhar técnico-pedagógico, materializado em estratégias, práticas e instrumentos de trabalho que permitem a identificação, aquisição e/ou aprofundamento de competências por parte do adulto que participe num processo de reconhecimento, validação e certificação, num curso de Educação e Formação de Adultos ou em Ações de Curta Duração. Dirige-se ainda a todos os profissionais de Educação e Formação de Adultos, quer da componente de formação de base, quer da componente de formação tecnológica. Estes materiais têm por base o Referencial de Competências-Chave, desenvolvendo-se em torno dos temas de vida “Trabalho e Emprego”, “ Saúde”, “Comunidade” e “Direitos Humanos”. Situam-se nos níveis B2 e B3 e, dentro destes, nas Unidades “A”, “B”, “C” e “D” das quatro áreas de competência-chave. Subdividem-se em quatro secções: a primeira integra Propostas de Trabalho (sugestões de abordagem às áreas de competência, com estratégias de trabalho individual e de grupo), a segunda trata da autoavaliação (um momento de paragem e reflexão, que permite fazer um balanço de competências por parte do adulto), a terceira intitulada “Utilitários” (engloba instrumentos de trabalho que pretendem sustentar e facilitar o percurso autónomo de formação dos formandos) e por fim, a quarta, Soluções, com algumas orientações e indicações para a resolução de alguns dos desafios lançados.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO – DA COMUNICAÇÃO À EXPRESSÃO, B2 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Linguagem e Comunicação, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, trabalhando o domínio da oralidade (através do recurso a uma galeria áudio), leitura, escrita e linguagem não verbal. | |
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO – DA COMUNICAÇÃO À EXPRESSÃO, B3 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Linguagem e Comunicação, nível B3, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, trabalhando o domínio da oralidade (através do recurso a uma galeria áudio), leitura, escrita e linguagem não verbal. | |
MATEMÁTICA PARA A VIDA, B2 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Matemática para a Vida, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora. O manual pretende orientar para a interpretação, organização, análise e comunicação de informação utilizando processos e procedimentos matemáticos; para o uso da matemática na análise e resolução de problemas e situações problemáticas, para a compreensão e uso de conexões matemáticas em contextos de vida e para o raciocínio matemático, nomeadamente de forma indutiva e de forma dedutiva. | |
MATEMÁTICA PARA A VIDA, B3 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Matemática para a Vida, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora. O manual pretende orientar para a interpretação, organização, análise e comunicação de informação utilizando processos e procedimentos matemáticos; para o uso da matemática na análise e resolução de problemas e situações problemáticas, para a compreensão e uso de conexões matemáticas em contextos de vida e para o raciocínio matemático, nomeadamente de forma indutiva e de forma dedutiva. | |
CIDADANIA E EMPREGABILIDADE, B2 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Cidadania e Empregabilidade, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, explorando competências para trabalhar em grupo, competências de adaptabilidade e flexibilidade, competências de educação formação ao longo da vida e competências de relacionamento interpessoal. | |
CIDADANIA E EMPREGABILIDADE, B3 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Cidadania e Empregabilidade, nível B3, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, explorando competências para trabalhar em grupo, competências de adaptabilidade e flexibilidade, competências de educação formação ao longo da vida e competências de relacionamento interpessoal. | |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, B2 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área das TIC, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, resultando numa ferramenta orientadora para operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso, realizar, em segurança, operações várias no computador, utilizar um programa de processamento de texto e usar a Internet para obter e transmitir informação. | |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, B3 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área das TIC, nível B3, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, resultando numa ferramenta orientadora para operar, em segurança, equipamento tecnológico designadamente o computador, utilizar uma aplicação de folhas de cálculo, utilizar um programa de processamento de texto e de apresentação de informação e usar a Internet para obter, transmitir e publicar informação. | |
ROTINAS DE CONTABILIDADE BÁSICA, B3 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando, permite, em processos de formação reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) relativas à área de formação Secretariado e Trabalho Administrativo, para o futuro assistente administrativo(a), de nível 2. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Desafio e Proposta de Trabalho, orientando o formando no desenvolvimento das actividades que vão de encontro às UFCD – Formação Tecnológica: Património, inventário e balanço de uma empresa, Rotinas de contabilidade – contas, escrituração comercial e lançamentos, Plano oficial de contabilidade – principais contas e Livros e mapas contabilísticos. | |
HORTICULTURA BIOLÓGICA, B3 | |
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Autor: CONSULTUA – Ensino e Formação Profissional, Lda. Data: 2007 Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando, permite, em processos de formação reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) relativas à área de formação Produção Agrícola e Animal, para o futuro operador(a) agrícola – Horticultura Biológica, de nível 2. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Desafio e Proposta de Trabalho, orientando o formando no desenvolvimento das actividades que vão de encontro às UFCD – Formação Tecnológica: Enquadramento da horticultura nos princípios da agricultura biológica, Instalação de cultura hortícola nos princípios da agricultura biológica, Instalação de culturas aromáticas e condimentares nos princípios da agricultura biológica, Instalação de culturas medicinais nos princípios da agricultura biológica, Instalação de culturas – hortícola/aromáticas/medicinais – nos princípios da agricultura biológica, Protecção fitossanitária de culturas hortícolas, aromáticas e medicinais, nos princípios da agricultura biológica, Podas, regas, sachas/amontoas e fertilizações/correções de culturas hortícolas, aromáticas e medicinais, nos princípios da agricultura biológica, Colheita de culturas hortícolas, aromáticas e medicinais nos princípios da agricultura biológica e Colheita, normalização e acondicionamento de frutos nos princípios da agricultura biológica. |